O planeta terra se formou a 4,6 bilhões de anos. Em seu inicio era uma bola de fogo não havendo oceanos e nem continentes. A terra está em constante transformação, não as percebemos em escala geológica, pois o ritmo dessas transformações é muito lento.
Há cerca de 230 milhões de anos não existia ainda a cordilheira dos Andes e Himalaia. Logo, a terra em seu inicio era uma bola de fogo com temperatura elevadíssima, porém, após resfriar ao longo de milhões de anos seguintes formaram-se as primeiras rochas.
Os elementos químicos mais pesados como níquel e ferro migraram para o interior do planeta formando o núcleo terrestre. Os elementos químicos mais leves flutuavam em sua superfície incandescente e inóspita.
Os gases gerados pelo impacto dos materiais provenientes dos corpos rochosos oriundos do espaço colidiam e ficavam retidos pela gravidade do planeta, dando origem a uma atmosfera primitiva. Formou-se assim uma atmosfera com menos oxigênio que a atual iniciando o ciclo da água, fundamental para o surgimento da vida.
O planeta terra resfriou lentamente a 4 bilhões de anos, assim a superfície do planeta começou a enrijecer (litosfera primitiva), formando:
• Crosta terrestre
• Blocos rochosos
• Primeiros continentes
Com o resfriamento a crosta terrestre tornou-se espessa e uma grande quantidade de gases e vapores foi lançada do interior do planeta terra devido a sucessivas erupções vulcânicas. Esses gases e vapores se condensaram e se transformaram em chuvas torrenciais e “intermináveis” que deram origem aos primeiros oceanos. Há 3,5 bilhões de anos o planeta terra já possuía crosta, oceanos e uma atmosfera primitiva.
As chuvas formaram um vasto oceano que circundou um único bloco de terra, a Pangéia.
• A Pangéia se dividiu a 200 milhões de anos.
• Dividiu-se em Laurásia e Gondwana.
• Em seguida subdividiu-se em outros blocos dando origem a configuração atual dos continentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário