quarta-feira, 8 de junho de 2016

Dinâmica interna da terra: Deriva continental

No ano de 1915 o geógrafo alemão Alfred Wegener lançou a teoria da Deriva continental. Segundo Alfred Wegener ao longo da cronologia geológica da terra os continentes não ocuparam as mesmas posições que ocupam hoje.
A teoria da Deriva continental revela que os continentes estiveram unidos há 250 milhões de anos formando a Pangeia (Entre as eras paleozoica e mezosoica).
A Pangeia começou a se fragmentar em continentes menores há 200 milhões de anos.
Subidividiu-se em:
• Laurasia e Gondwana (período triassico).
Há cerca de 65 milhões de anos até os dias atuais os continentes conservaram as suas massas continentais (período terciário).
Alfred Wegener sustentou a sua teoria em evidências geográficas e geológicas.
• Como exemplo: o encaixe quase perfeito da costa leste da América do sul com a costa oeste do continente africano.
• A existência de fósseis animais semelhantes em ambos os continentes.
• Ocorrência de rochas e depósitos minerais semelhantes em grandes regiões em ambos os continentes.
Hoje sabemos que os continentes estão sobrepostos sobre blocos tectônicos e falhamentos geológicos.
Esse blocos podem ser:
• Convergentes
• Divergentes
• Conservativos


Nenhum comentário:

Postar um comentário