quarta-feira, 8 de junho de 2016

Economia europeia

Fator histórico e atual pós-guerra
O nível de desenvolvimento econômico dos países europeus não é homogêneo.
Durante a segunda guerra mundial a Europa dividiu-se em:
-Europa capitalista – Oeste – EUA
-Europa socialista – Leste – URSS
Após o fim da segunda guerra mundial devido à queda do regime nazista e seu expansionismo territorial restaram ou surgiram apenas duas superpotências globais, EUA e URSS.
Mundo bipolar
*EUA – capitalista – potencia militar e econômica
*URSS – socialista – potencia militar e econômica
Com o fim da segunda guerra mundial o governo dos EUA tomou para si a reconstrução do continente europeu devastado pela guerra, utilizou-se de dois meios para consolidar seu poder econômico e político na Europa:
*1947 – Doutrina Truman: Contenção do socialismo.
*1947 – Plano Marshal: Investimentos econômicos e empréstimos aos países europeus.
Com estas políticas e investimentos econômicos o governo norte-americano pode consolidar o capitalismo, sobretudo, buscando erradicar qualquer viés ideológico socialista vindo da URRS mantendo-o além dos limites da cortina de ferro (1946), deste ponto em diante da história observamos o inicio da guerra fria.
Em meados da década de 1970 o regime socialista começou a dar sinais de enfraquecimento, sobretudo pela falta de investimentos econômicos nos setores do estado soviético. Com isso os subsídios aos países membros do regime e bloco socialista diminuíram, evidenciando o sucateamento econômico, estrutural e social nas décadas seguintes. Fatores como a corrida armamentista, corrida espacial, guerras, modelo econômico planificado e propaganda mostraram-se onerosos aos cofres soviéticos.
Aqui chegamos a atual conjuntura da economia europeia. De um lado observamos uma Europa desenvolvida economicamente e do outro uma Europa atrasada e em desenvolvimento.
Enquanto a economia europeia capitalista (Oeste) se desenvolveu a Europa socialista serviu apenas como fornecedora de matéria-prima e produção de bens de consumo obsoletos.
Os contrastes econômicos se dão em fatores como:
- Tecnologia, mercado consumidor interno, industrialização, agropecuária e índices de desenvolvimento humano.
Em uma Europa desenvolvida destacamos países como:
- Alemanha, Reino Unido, França e Benelux.
Já na Europa em desenvolvimento destacamos países como:
- Croácia, Bulgária, Romênia, Rep. Tcheca e Eslovênia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário